Para Refletir

  • Somos chamados a cuidar da vida na Terra.

     Em 2015, o Papa Francisco  escreceu a Encíclica Laudato Si e   nos fez um apelo para que façamos a nossa parte de cidadão do universo, responsável pela Casa Comum, convida a nos unirmos em busca de um objetivo comum: Cuidar de nossa terra tão ameaçada e também ouvir os clamores dos mais pobres:

    “O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum....  Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós. ... Precisamos de nova solidariedade universal.           ( Laudato Si números  13 e 14, Papa Francisco,  Vaticano, 24 de Maio  de  2015)

    Todos somos responsáveis em lutar pela defesa de nossa terra (casa comum) tão ameaçada e  buscar mais vozes para que juntos possamos fazer um caminho rumo à paz e à solidariedade. Lutar para que os direitos dos mais pobres sejam respeitados. A desigualdade em nosso mundo é imensa, alguns pensam em se promover à custa da degradação da natureza e da exploração dos mais pobres. Cresce cada vez mais o abismo entre ricos e pobres. Nossa missão como habitantes desta terra maravilhosa é lutar para que o desejo de vida plena que o Criador sonhou para cada criatura se concretize. “Deus viu tudo o que havia feito e viu que tudo era muito bom” Gen. 1, 31  (Ir Mariza)